3- PROGRAMAÇÃO - 25/06/2015 (quinta-feira)

16:00h
 1) Reflexões sobre o Espetáculo e os Sonhos – O propósito é escutar diferentes vozes da academia sobre o status de espetáculo popular ostentado pelo Desfile das Escolas de Samba, em suas implicações estéticas, econômicas e sociopolíticas.

Com: Edson Farias - Pesquisador do CNPq, professor da Universidade de Brasília. Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas.
Felipe Ferreira - Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenador do Centro de Referência do Carnaval. Mestre em Artes Visuais e Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Luiz Carlos Prestes Filho - Produtor cultural e coordenador geral da pesquisa "Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval"
Nilton Santos -  Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre e Doutor em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mediação:Milton Cunha  Carnavalesco e comentarista de carnaval. Mestre em Letras e Doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
           19:00h
  2) Fazendo Sonhos, Tecendo Mundos Artísticos  A expectativa, nesta mesa, é por em discussão os diálogos existentes entre o carnaval das escolas de samba e outros domínios artísticos. Chamar atenção para temas envolvendo as mútuas influências nos respectivos fazeres, mas também às sínteses, aos hibridismos que figuram contornos próprios a cultura urbana carioca contemporânea.

Com: Amir Haddad – Diretor e ator. Fundador do Grupo Tá na Rua. Um dos precursores da arte pública no Brasil. Participou do desfile carnavalesco Ratos e Urubus, Larguem minha fantasia. 
André Porfiro - Professor do Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Doutorando em Educação pela UERJ e Mestre em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Jair Martins de Miranda - Professor da UNIRIO e presidente do CRIAR - Centro de Referência e Informação em Artes, Entretenimento e Cultura Brasileira. Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Luiz Antonio Simas - Historiador, professor e escritor. Mestre em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor do livro Pedrinhas Miudinhas, entre outros.

Mediação: Luiz Anselmo Bezerra - Doutorando em História Social e Mestre em História Contemporânea pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense.