2- PROGRAMAÇÃO - 24/06/2015 (quarta-feira)

16:00h
1)  A Arquitetura dos Sonhos – Reunindo representantes de quatro diferentes gerações do mesmo ofício de carnavalesco, o objetivo é discutir tanto o lugar de gênero de artista no sistema do Desfile, quanto às alterações nos problemas de natureza dramatúrgica e plástico-visual,enfrentados por esses profissionais no curso das transformações experimentadas pelo evento

Com: Maria Augusta RodriguesCarnavalesca e jurada do Prêmio Estandarte de Ouro. É considerada uma das artistas mais importantes da história do carnaval. Oriunda do Grupo do Salgueiro, coordenado por Fernando Pamplona, de suas ideias surgiram inúmeras inovações para o desfile das escolas de samba.
Rosa MagalhãesCarnavalesca, professora, artista plástica, figurinista e cenógrafa. A maior campeã do Sambódromo, com cinco títulos conquistados. Em 2007, criou o espetáculo da Cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos, pelo qual recebeu o Prêmio Emmy de melhor figurino. Autora dos livros O Inverso das Origens e Fazendo Carnaval.
Renato Lage – Carnavalesco e cenógrafo. Foi carnavalesco de algumas das principais escolas de samba do Rio de Janeiro, entre as quais o Salgueiro, a Mocidade Independente de Padre Miguel e o Império Serrano. Conquistou 4 títulos no grupo especial.
Chico SpinozaCarnavalesco e artista plástico. Trabalhou em algumas das principais escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, entre as quais Estácio de Sá, Unidos da Tijuca, Vai Vai e Nenê de Vila Matilde. Conquistou títulos nos desfiles das duas cidades;
Mediação: Edson Farias - Pesquisador do CNPq, professor da Universidade de Brasília. Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas 

19:00h                                                                         
2)  O Som, o Corpo e o Sonho – Nesta mesa, com a participação de quatro representantes dos responsáveis pela dimensão musical, percussiva e da comissão de frente do Desfile, a tônica estará depositada no debate a respeito dos efeitos de distintas ordens nos limites e liberdades de criação sobre a musicalidade e corporeidade própria ao evento;

Com: Ivo Meirelles - Cantor e compositor. Na década de 1980, do século XX, fez parte da ala compositores da Estação Primeira de Mangueira, compôs ao lado de Paulinho e Lula o samba-enredo campeão do Carnaval de 1986, "Caymmi mostra ao mundo o que a Bahia e a Mangueira têm". Nos anos de 2007 e 2008, presidiu a bateria e de 2009 a 2013 ocupou a presidência administrativa da agremiação.
Mestre Odilon - Conceituado mestre de bateria do Carnaval carioca. Passou por escolas como União da Ilha, Salgueiro, Beija-Flor, Grande Rio e Mocidade. Considerado um dos maiores da função,  conquistou o prêmio Estandarte de Ouro nos anos de 1999 e 2005.
Jaime Arôxa – Coreógrafo de comissão de frente de escolas de samba é uma das atividades desse multimídia da dança. É bailarino, dançarino, professor de dança e idealizador de festivais internacionais de dança de salão. Coreografou  comissões de frente da União da Ilha e da Unidos de Vila Isabel, entre outras.
Wilson Bombeiro - Decano da ala de compositores da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. Integrou, também, a ala de compositores da Mocidade Independente de Padre Miguel e Portela. Suas músicas foram gravadas por grandes cantores brasileiros, entre os quais Candeia, Alcione e Lecy Brandão. Entre seus parceiros de composição estão Anésio do Cavaco, Romildo, Sergio Fonseca e Edeor de Paula.
Mediação: Maria Augusta Rodrigues - Carnavalesca e jurada do Prêmio Estandarte de Ouro. É considerada uma das artistas mais importantes da história do carnaval. Oriunda do Grupo do Salgueiro, coordenado por Fernando Pamplona, de suas ideias surgiram inúmeras inovações para o desfile das escolas de samba.